Basicamente é um processo onde pode-se movimentar produtos em pó e grânulos através de um fluido, neste caso o ar, de determinado ponto de captação até outro ponto desejado.
Em fase diluída ele pode ser dividido em dois casos, são eles:
O produto é transportado continuamente a uma alta pressão (0,6 a 1 bar) e alta velocidade (16 a 30 m/s), isso se deve a uma baixa relação de mistura entre kg de produto/kg de ar, ou seja, há bastante ar para pouco produto, assim na fase diluída as partículas de material são suspensas no ar dentro da tubulação.
Para que seja fornecido os valores de vazão e pressão necessários para o sistema é necessária a injeção de ar na tubulação através de sopradores, ventiladores ou compressores de ar, normalmente localizados no início do sistema.
É comum para sistemas de transporte de produtos higroscópicos como o açúcar a utilização de desumidificadores e resfriadores devido a injeção de ar quente pelo soprador, nestes casos, também pode ser mais indicado um sistema a vácuo.
Os sistemas de transporte de pressão (positiva) são usados para transportar materiais de uma ou multiplas fontes e principalmente, mas não limitados a, variados destinos.
Os sistemas de pressão positiva também são adequados para transportar grânulos e pós, o material é carregado na linha por meio de um sistema estanque, são mais comumente aplicados para produtos menos abrasivos devido ao desgaste que será gerado nos equipamentos, mas com um correto dimensionamento das curvas e apropriado tratamento térmico também é possível ser empregado, conforme expertise e avaliação técnica.
Devido a alta velocidade e pressão também acaba não sendo indicado para produtos muito frágeis onde pode-se perder suas propriedades físicas devido ao impacto, o que muitas vezes é indesejado.
É mais utilizado para capacidades médias-altas e longas distâncias.
Exemplo a pressão positiva |
Esta opção trabalha de maneira oposta a pressão positiva, pois o produto é transportado através de um vácuo criado no interior do sistema para assim “puxar” o material presente na tubulação.
Opera a valores de pressão menores (-0,2 a -0,5 bar) e valores de velocidade semelhantes a pressão positiva.
Por ser um sistema que opera a baixa pressão possui válvulas mais simples, em compensação necessitam de sistemas de filtragem maiores devido a uma maior vazão de ar.
Os sistemas de transporte a vácuo (pressão negativa) são usados principalmente, mas não limitados a, para o transporte de materiais de várias fontes para um único destino.
Está opção se torna ideal quando o material não é higroscópico ou sofre alteração a altas temperaturas devido a não “jogar” ar quente na linha e também para produtos mais abrasivos conforme adequações semelhantes a pressão positiva.
Outra de suas vantanges é uma menor propensão a vazamentos, já que trabalha em pressões inferiores a atmosférica.
É utilizado para capacidades médias-baixas e distâncias médias e curtas.
Exemplo a pressão negativa / vácuo |
De maneira geral um transporte pneumático é um sistema sucinto os principais equipamentos que o compõe são:
Diversos outros equipamentos podem ser utilizados no sistema, mas não necessariamente tem relação direta com seu funcionamento, como silos, moegas de recepção rasga sacos, dosadores de micro-ingredientes, desinfestadores, entre outros.
Válvula rotativa
O produto é introduzido através da válvula para a rede de dutos, onde uma velocidade suficiente do ar é requerida para manter as partículas em suspensão e transportar o produto até o destino final. Possuimos uma variedade de opções que incluem para linhas pesada, reforçadas, higiênicas e de fácil limpeza. | |
Válvula de desvio de fluxo
Possui duas concepções sendo diversora ou conversora de fluxo, na concepção diversora uma entrada diverge em duas possíveis saídas, já na conversora duas entradas convergem em uma saída. | |
Microfiltro pulse-jet
Existem diversas opções de configuração para cada situação, desde modelo das mangas até a variação de seus dispositivos de fixação, com entrada ciclonada e também em formato de balança. |
As principais vantagens deste tipo de processo está em sua versatilidade de customização através de curvas, tubos, entre outros componentes, que fazem com que a necessidade de espaço para instalação seja pequena fazendo assim travessias em trajetos longos e sinuosos com muito mais facilidade que um transporte mecânico, além disso consegue atender uma grande gama de capacidades de linha, temos casos instalados em distâncias maiores a 300 metros e capacidades de até 40 ton/h.
Por ser uma maneira prática de transporte também possui custo reduzido quando comparada a outras opções, é um sistema fechado e contando-se com um sistema bem dimensionado evita a contaminação do produto transportado pois se torna uma linha auto-limpante onde não há parada de material.
Alguns produtos já transportados
Confira alguns produtos já transportados para referência. |
De maneira geral o transporte pneumático é um sistema simples, mas possui detalhes especifícos de dimensionamento, como a saltation velocity, características de projeto dos equipamentos, entre outros, assim um pequeno detalhe esquecido deverá gerar alguma falha no sistema, seja um vazamento, perda de pressão, não atendimento da capacidade e diversos outros problemas, por isso nada melhor que um parceiro com know-how e expertise no assunto.
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